quarta-feira, 8 de junho de 2016

15 DIAS PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS...


      
   
Não poderíamos dimensionar o que nos esperava ali,
O novo e os desafios pareciam tão intensos e inusitados que convidavam nosso coração a repousar confiadamente naquele que os CONVOCARA!
Aos poucos tivemos a nítida sensação de que nosso Deus ama a diversidade e, sendo surpreendidos pelo povo de pele negra, também o fomos pela riqueza de cada um de nós...

BRUNA, nossa caçula, com "perguntas frequentes e engraçadas" mostrou ao nosso coração que nada pode impedir alguém que quer se render ao REI! Chorou, sorriu, perguntou, ensinou, abraçou, perguntou novamente e por fim, nos encorajou a acreditar que A NOVA GERAÇÃO BRASILEIRA é instrumento para a FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO HAITIANA!

MAYARA, doce e silenciosa, sempre abraçada a Palavra, o que despertou em nós uma saudade nostálgica do Verbo Revelado. Forte e intensa, verbalizando apenas o necessário, mas verbalizando em autoridade e sabedoria, fruto de quem se alimenta do LOGOS!

KARLINHA, nossa sempre KARLINHA... Ora menina, ora mulher! A intensidade de seu choro discreto trouxe à tona o coração ferido de Deus, ferido por um povo doente, adoecido por um povo ferido! Entre as tranças negras em cabelos loiros, um olhar que nos dizia: - Não sei como fazer, mas farei por Ele! Sua melhor mensagem foi sem dúvida, sua corajosa disposição.

DIVA, coração em serviço, observadora, ruminando em si mesma a dor pela infância de outros! Em gestos de profunda compaixão, alimentou, abraçou, derramou lágrimas por filhos que não são de seu ventre mas que foram amarrados em seu coração. Em seu pouco falar, gritou com a alma: - Senhor, dá-me seus pequenos haitianos!

MEL, em busca de direção, afagou a dor de pequenos e viu seus próprios limites serem alargados. Viveu o fato e abandonou o romance descrito na história de outros, agora ela possui a sua própria narrativa! Tirou a beleza de si para abraçar a ausência do outro. Ao olhar para a TAREFA descobriu que seu coração está marcado e será trabalhado para cumprir o Destino que possui em Deus!

DI, nossa MICHELE OBAMA, serenidade que acalma e faz descansar, sorriso que surpreende (como alguém tão séria pode rir desse jeito, meu Pai?!) e nos levou a gargalhar dezenas de vezes em terras alheias! Criativa, rápida e perceptiva, alguém que não busca destaque, mas entendeu que SERVIR é fazer o que Cristo fez! Ganhei uma amiga! (Ahhhh, se precisar de tradução, podemos reescrever em inglês, hihihi...)

DEBORRRAAAA, essa haitiana branca que furtou o nosso coração! Daquelas pessoas que fazem a gente feliz na mesma intensidade que dorme, isso é mágico!!! O clima do seu íntimo é cheio de saúde, vendo o melhor de tudo e de todos, alguém que se tornou necessária em nossa jornada!

LELÊ, ahhhhhh ninguém segura essa garota!!! Visão clara, coração disponível, sorriso abrasador (o Fábio encontrou um tesouro...). Sua posição de vida e olhar forte tornou mais precioso o nosso tempo juntos e a preocupação com o depois nos remete à lembrança de que estamos apenas começando! Lê, obrigada por estar SEMPRE POR PERTO!

VAL, nossa HARPA e TAÇA... Voz e vida, tom e compaixão! Você resume o que queremos para o mundo: dom e caráter, talento e humildade, firmeza e sensibilidade! A sensação de ver Deus cantando toma o meu interior todas as vezes que a ouço e a graça de tê-la conosco foi um GRITO MARAVILHOSO DA TRINDADE nos impulsionando a avançar e crescer!

MARI BETINI, como alguém tão fina consegue ser tão completamente entregue a um povo que nunca vira antes?! Paixão e submissão definem você, suas lágrimas discretas encheram nossa equipe de riquezas e sua expressão respeitosa nos fez rever nossos limites em relação ao outro! Voce é singular, nem mesmo as baratas haitianas foram obstáculos para sua missão!!!! BAYGON NELAS, meu POVO!!!!

VANDINHA, a prova palpável que podemos ser úteis ainda quando nossas limitações começarem a gritar. Um apontamento de coragem e decisão, ora frágil como uma garotinha, ora forte como a mulher madura, mas sempre rendida ao Cristo por quem sofre de paixão!!! Entre "besame mucho" e "como te chamas", vimos surgir entre nós a  guerreira que não irá desistir de sonhar!!!

EMÍLIA, o que é isso, minha gente??? De que galáxia veio essa figura??? Linda, feliz, resolvida, engraçadíssima, alguém que descongestiona nosso dias nublados; consegue arrancar de nós risos presos há anos na mesma força que arranca nossa admiração enquanto a assistimos inserir nos infantes o Reino de Deus! Sem dúvida, essa garota foi feita à mão!!! Um diagnóstico só: VOCÊ NOS FAZ BEM!

MARI, nossa MARI, dentre as muitas cenas que insistem em morar em minhas lembranças, ali está você abraçando, cuidando, chorando, abraçando de novo, dando banho, alimentando, sorrindo, extravasando MATERNIDADE! Posso dizer sem recuar: "Você será chamada MÃE DE POVOS!" A minha sensação é que esses foram apenas os primeiros filhos, mas que Deus vai dilatar seu coração para inserir muitos outros que padecem de orfandade! Avance!!! Acreditamos em você!

ALICE, nossa noiva haitiana! Uma mistura de ternura e firmeza, se derramando em lágrimas pelas ruas da comunidade e ajudando a arrancar os dentes com bravura, rsrsr! Exatamente como a Noiva de Cristo deve ser: compadecida e desbravadora! Acredito que seus olhos molhados, suas tranças haitianas, seu vestido branco e seus pés descalços são a melhor tela que poderíamos guardar de você... 

DEDÉ, o conjunto perfeito de alegria e altruísmo! Seu humor é terapêutico, suas caras e bocas, inesquecíveis! Você é uma forte candidata a sequestro, todo mundo quer tê-la por perto, é claro que sabemos que seus amigos (os dois patetas) certamente estragariam o plano!!! Você é única JULIANA!!!

MARCINHA, nossa, só NOSSA médica plantonista!!! Você nos faz autenticar sua profissão como uma vocação, diferente de todas as possibilidades comuns, você cozinha com a mesma alegria e devoção que faz cirurgias (aliás, nem vou comentar nada sobre os assuntos cirúrgicos, né Miguel????), consegue sorrir e ser serena em todos os momentos críticos que vivenciamos como equipe e tem uma esperança tão deliciosa de que tudo vai dar certo que descobrimos uma coisa: ESTAMOS VICIADOS EM VOCÊ! E agora????

PR.JAIR, o terrível! Apesar de todos nós termos apanhado desse homem durante a viagem (pescoção, beliscão, dedos estralados, etc...), somos ganhos pelos olhares de profundo amor que ele expressa. Chora e sorri na mesma intensidade, fica sério e gargalha em questão de minutos e quando pensamos, lá vem coisa boa, surge ele com: Paulo, amo os que te amam... Esse é o homem que tem se dado a um povo que não é seu! Admiramos...

THALLIS, disposto a tudo!!! De uma prontidão impressionante e uma espontaneidade que nos deixa felizes, gangorramos entre seus momentos de serviço e desatenção total, entre perguntas e respostas que nos matavam de rir!!! Um dos TRÊS, os TRÊS AMIGOS!!!

MIGUEL (vulgo MIC - entendedores, entenderão...), "coragem" inspiradora, líder da enfermaria, deixando a desejar no cabelo (sempre despenteado), o homem que insistiu tanto para pregar que não tivemos outra alternativa senão permiti-lo... Ahh esse Miguel, o verdadeiro CANDIDATO (entendedores continuarão entendendo...) que permeou a nossa vida de afetos, respeito e confiança no conceito de amizade!

FILIPE (Fil para nós), a cena que não quer calar é de um homem feito, marido e pai, pastor de um rebanho, em prantos, numa singela salinha, clamando a Deus por um povo que agora faz parte de sua jornada. Coração quebrantado e quase sempre SEM PALAVRAS, que chorou pelas baquetas de uma bateria e derramou-se pelo pastor da montanha. Esse é você e o Haiti é apenas a primeira tecla do processo de mudança que certamente já começou! Estamos TOGHEDINHOS com vocês! Fil, Fil, você está ouvindo??? Ahhhh, dormiu de novo...

ABNÉRIO: a voz de trovão que ressoa na formação da igreja. Um pai de muitos outros pais que emite uma só nota: o REINO! O formador e o roncador, barulhos que fazem diferença!!! Amamos você nosso amigo!!!

OSÉIAS, não sei se temíamos o alicate ou a câmera de vídeo, rsrsrs! Olhar atento para os momentos com o coração voltado para o futuro. O noivo apaixonado e marido convicto, o dentista, o trabalhador, o cameraman, o homem simples e obediente, o filho amado de Deus!

POLACOOOOO: pequenininho que faz uma festa sozinho! Valente, decidido, barulhento e trabalhador, o nosso marceneiro que submeteu sua profissão a serviço do Rei. Impossível tirar de nossas cabeças aqueles braços balançando para frente e para trás e as lágrimas derramadas por Jesus em nossas manhãs devocionais!

É por fim, meu grande AMOR, meu PRÍNCIPE HAITIANO, meu PAULO: amor, se todas essas histórias estão sendo escritas em nossa jornada, e se de alguma forma o Haiti passa a fazer parte de cada um de nós foi porque você OUVIU, não economizando a SI MESMO, dando-se de forma tão irrestrita (eu e nossos filhos podemos testemunhar disso) para que a dor do coração de DEUS seja aplacada! Meus olhares de paixão, respeito e admiração a você! Obrigada por me permitir em SUA MISSÃO!

À TRINDADE SANTA o nosso coração de joelhos e os nossos dias de vida! EIS-NOS AQUI SEMPRE para dizer SIM a tudo o que formos chamados!






Nenhum comentário:

Postar um comentário