quarta-feira, 30 de março de 2016

GAIOLAS EM DESCONSTRUÇÃO


                                       


Entende-se por paradigma um conjunto de padrões a ser seguido, um tipo de referência inicial que torna-se modelo nas diferentes áreas da nossa vida; métodos e valores concebidos como base para algo; uma matriz.
Todos nós somos cercados de paradigmas religiosos que nos foram impostos ou ensinados; o grande problema é que alguns deles não representam em nada a verdade sobre o nosso Deus! São fortes, aparentemente corretos, bem fixados em nosso íntimo, mas nos distanciam de uma vida genuína e produtiva com a Trindade.
Geralmente, quando a manifestação Divina confronta nossos paradigmas, um sentimento de desconstrução nos toma e a dúvida entre avançar ou permanecer no que parece ser o modelo nos assombra.
Paradigmas podem ser destrutivos se não estiverem pautados na revelação das Escrituras e em quem Deus realmente é!
Ao longo da história da igreja, Deus vem quebrando a matriz desenvolvida pelo homem acerca de Seu caráter e obra e, maravilhados diante dessas narrativas percebemos que, todas as vezes que o homem permite-se ser desconstruído em suas referências impostas, criadas ou adquiridas, abraçando o real, genuíno e fecundo avançar de Deus na história, fatos singulares ocorrem...
Temos um judeu faminto no eirado de uma casa, ele está orando e esperando para saciar sua fome física. É tomado de êxtase, o céu se abre e toda sorte de animais quadrúpedes, répteis e aves lhe são apresentados com o seguinte imperativo:
- Levanta-te, mata e come!

O nosso homem é rápido em retrucar:
- De forma nenhuma, JAMAIS comi coisa alguma comum e imunda.

A voz o intercepta:
- Não consideres COMUM aquilo que foi tocado por Deus!

Um forte costume estava sendo desafiado, e obviamente, todas as vezes que Deus surge em imperativos, algo extraordinário nos aguarda adiante!
Conhecemos o desfecho: um Pedro perplexo (nem sei se conseguiu descer para almoçar...), um grupo de homens enviados para convida-lo à casa de um gentio, o Cornélio que promoveu uma reunião entre parentes e amigos íntimos, uma exposição fantástica sobre o Cristo, a visitação do Espírito Santo e o batismo de não judeus.
Claro, paradigma quebrado, questionamentos levantados! Pedro é convidado por seus irmãos judeus e colegas de ministério:
- Tomamos conhecimento que você entrou em casa de incircuncisos e comeu com eles!?

Um Pedro desconstruído explica com propriedade e conclui com excelência:
- Se Deus concedeu a esses o mesmo dom que a nós nos foi outorgado quando cremos em Jesus, QUEM SOU EU PARA QUE POSSA RESISTIR A DEUS?
Houve silêncio, acordo e alegria!

Paradigma quebrado, convicção e direção claras, homem obediente, Evangelho chegando até nós!






Nenhum comentário:

Postar um comentário